Apoios e Doações

MESA BRASIL SESC

Mesa Brasil

De acordo com o Código de Ética e Conduta SIM - Sistema Integrado Martins, as doações de mercadorias e bens patrimoniais são coordenadas pelo Instituto Alair Martins, que realiza desde 2015 a gestão de um importante projeto para a empresa e a comunidade, a parceria do Martins com o programa Mesa Brasil do SESC, uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício.

O projeto representou um aumento de aproximadamente 5 vezes na quantidade média de doações anuais realizadas e praticamente zerou o descarte de mercadorias. As indústrias parceiras do Martins contam com a segurança e compromisso do SESC que se responsabiliza pela retirada, separação, armazenagem, e distribuição das doações às instituições cadastradas no programa na região em que atua. O controle per capta das doações dos lotes disponíveis possibilita uma melhor distribuição de acordo com a quantidade consumida/utilizada por cada instituição, e, consequentemente um maior número de beneficiados diretos. O IAMAR acompanha cada doação, sendo que os lotes de alimentos passam obrigatoriamente pelo controle e autorização do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS.


A parceria e processo de doação de mercadorias ao Mesa Brasil está em operação nos estados de Amazonas, Minas Gerais e Paraíba. Os benefícios abrangem aspectos ambientais e sociais de nossa comunidade, além da satisfação e alegria que frequentemente reportam os colaboradores do setor de Saldo, envolvidos diretamente no projeto.


Em 2017, os resultados da parceria Martins-Mesa Brasil SESC foram:

Diante de resultados tão significativos, em 2018 o programa será estendido para outras unidades do Martins no Brasil.

CONGRESSO MUNICIPAL DA JUVENTUDE

Em 23/11/2017 aconteceu o VII Congresso Municipal da Juventude, realizado pela Prefeitura Municipal de Uberlândia através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação. Foram mais de 4 mil jovens de 200 instituições entre escolas públicas, particulares e instituições profissionalizantes.

O Congresso teve apoio do SIM-Sistema Integrado Martins e IAMAR com o Diretor de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Martins, Fabricio Alves, palestrante-voluntário no evento, que apresentou o painel Mercado de Trabalho e Empreendedorismo.

DOAÇÃO VALE COMPRA – PRÊMIO E-FÁCIL IMPRESSORA DOURADA EPSON

O IAMAR entregou o prêmio da Campanha da impressora dourada EPSON recebido pelo eFácil e doado ao instituto à instituição parceira CCAU - Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia, em sua unidade Centro de Formação São Francisco de Assis, no Bairro Jardim Canaã.

Fundada em 1983 pelo Frei Fúlvio Sabia e a Sra. Claudiana Maria de Morais (mulher de fibra e de história impressionante, uma pessoa da comunidade que segue até hoje à frente das atuais 5 unidades e seus 110 funcionários) com o grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. A instituição surgiu por uma necessidade social de famílias em situação de vulnerabilidade, onde ambos os pais precisavam trabalhar e não tinham onde deixar seus filhos.

Mantida por doações, parceiros e subvenção da prefeitura, a CCAU atende diariamente mais de 700 crianças entre 4 meses e 16 anos, e possui mais de 400 crianças na fila de espera. São mais de 30 anos de trabalho em bairros que reúnem famílias em situação de risco. As unidades, que iniciaram como Creches, tornaram-se legalmente Centros Educacionais, que recebem crianças e adolescentes no contra turno escolar (manhã e tarde) e oferecem alimentação, aulas de música, dança, informática, reforço escolar, e aplica o programa ZAPe Virtudes Empreendedoras desde 2015 (em parceria com o IAMAR).

O recebimento do cartão deixou a Sra. Claudiana emocionada, por ter vindo no início de junho de 2017, na semana em que tinham se reunido para conversar sobre a necessidade de um notebook para uso da equipe administrativa melhorar as condições de trabalho da ONG.

SIMPÓSIO DE INOVAÇÃO DA UFU

Em novembro, o IAMAR apoiou o 7º Simpósio de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal de Uberlândia, promovido pela Agência Intelecto. No dia 22 foi realizada a Palestra “Empreendedorismo, Recursos ou Atitude”, com nosso parceiro no programa eZAPe – Virtudes Empreendedoras Felipe Rodrigues, pedagogo pela Universidade Federal de São Carlos, Pesquisador em Ciências da Educação e atual Coordenador Pedagógico da Dreamshaper no Brasil. Já no dia 23, foi realizada no Simpósio a Mostra Atitudes Empreendedoras, quando grupos de alunos selecionados do programa eZAPe! de São Paulo e Minas Gerais apresentaram seus projetos inspiradores dentro da universidade.

APOIO AO PROJETO PÉ DE MOLEQUE

O projeto “Pé de moleque” foi criado em 1997 por Guiomar Boaventura do Grupo Vórtice de Uberlândia. O projeto visa a integração de crianças e adolescentes com a dança clássica e com o meio social e oferece chance a elas de obter uma carreira.

Em 2017, mais uma vez os alunos do Projeto Pé de Moleque foram selecionados para representar o Brasil no Youth America Grand Prix, que aconteceu em Nova York de 07 a 14 de abril. Como os alunos do projeto são crianças e adolescentes que vêm de famílias de baixa renda ou em situação de risco, o IAMAR apoiou o projeto para levar os alunos à NY. O YAGP é uma das principais competições mundiais, com uma seleção rigorosa aonde são escolhidos os melhores estudantes de Ballet ao redor do mundo. Nesta competição são oferecidas bolsas de estudo nas principais escolas mundiais tais como: Royal Ballet de Londres, National Ballet do Canadá, American Ballet Theatre, Ópera de Paris, Escola Estatal de Berlim, dentre outras. Com muito orgulho, entre todas as escolas brasileiras o Grupo Vórtice de Uberlândia-MG foi a que mais aprovou solistas para o YAGP em 2017 (sete).

O apoio do IAMAR neste e em outros anos possibilitou o encaminhamento de jovens talentos do Projeto Pé de Moleque para atuarem nas melhores Companhias de Dança do mundo. Dentre eles destacamos: Daniel Robert Silva (Ballet Nacional da Holanda-Amsterdã), Victor Caixeta (Escola Estatal de Berlim), Hadriel Diniz (Ballet West-USA), Wictor Hugo Pedroso (Ballet Bèjart-Lausanne-Suiça).

Doação – Placa Comemorativa Dos 10 Anos Do Cseub – Centro Sócio Educativo De Uberlândia

Reconhecimento aos servidores da maior unidade de minas gerais que possibilita inclusão social e ressocialização. O cseu é parceiro aplicador do iamar no programa e-zape! Virtudes empreendedoras.

Doação de Cadeiras ao Centro Comunitário Shopping Park Sal da Terra

Centro Comunitário atende 500 crianças e adolescentes na área de Educação, Esporte e Música. A doação contribuiu para que alunos da Universidade Federal de Uberlândia ministrassem aulas de reforço para adolescentes da região que participariam do Enem e processo da IFTM.

Apoio à reforma da sede da ONG Narrativa da Imaginação

Que recebeu da prefeitura de Uberlândia a doação do prédio da antiga E.E. Felisberto Alves Carrejo no bairro Lagoinha. O projeto da ONG é de tornar o espaço um lugar de grande utilizada para a comunidade local com biblioteca, ludoteca, horta comunitária e núcleo de assistência jurídica, além de aulas como artes marciais, dança, música, teatro, artesanato, cursos profissionalizantes e estratégias de geração de renda no bairro

Participação Do Iamar No Encontro Comercial Sim-Sistema Integrado Martins De 2017

  • Informações de Contato
Telefone: 55 (34) 3218-1805
email: iamar@iamar.org.br
Instituto Alair Martins
Rua Jataí 1.150 - B. Aparecida
Uberlândia / MG - CEP: 38400-632
2018 | Política de privacidade - Todos os Direitos Reservados.