Depoimentos

CONSELHO IAMAR:

Alair Martins do Nascimento, fundador do Grupo Martins e do Instituto Alair Martins:

“Sempre acreditei que o melhor é ser uma pessoa do bem e que nossa empresa deveria fazer não apenas um trabalho comercial, mas também social. Com o Instituto Alair Martins temos alcançado este objetivo, compartilhando conhecimento de vida, incentivando milhares de jovens a estudar e empreender, a se preparar para o mercado de trabalho e, acima de tudo, contribuir para o crescimento do nosso país. Fico especialmente satisfeito com a participação de tantos colaboradores nos projetos desenvolvidos, afinal, ninguém faz nada sozinho e quando se faz com amor, como é o caso dos nossos voluntários, o sucesso é uma consequência natural. Ressalto também o orgulho que sinto deste trabalho maravilhoso e que muito me emociona, como é bom poder fazer o bem! Agradeço e parabenizo a todos que contribuíram para os dez anos do IAMAR e conto com vocês para, juntos, continuarmos fazendo ainda mais!”

Helenice P. A. Martins, Sócia Fundadora do IAMAR:

“A criação do IAMAR nasceu de um ato de nobreza de um grande homem: Alair Martins do Nascimento. Em sua trajetória de vida profissional e pessoal, Sr. Alair sempre observou os pilares da ética, do profissionalismo, da retidão de caráter, da persistência, da fé e tudo isso deu sustentabilidade para seu sucesso. Em uma atitude de generosidade nasceu o IAMAR, compartilhando experiências e passando esses conceitos a milhares de jovens. Tenho o maior orgulho de poder contribuir para esse grande projeto. Parabéns, IAMAR! Parabéns, Sr. Alair, que sempre acreditou em seus sonhos e princípios. Considero-me privilegiada por fazer parte desta família tão especial”.

Renato Fernandes Martins, Sócio Fundador e Conselheiro do IAMAR:

“Sempre considerei extremamente oportuna a criação do Instituto que leva o nome de meu pai, e que está completando 10 anos de atividade. Alair Martins sempre foi muito coerente afirmando durante toda a sua trajetória como empreendedor que seu objetivo era servir às pessoas e ser do bem. E o IAMAR oferece a ele a continuidade desse sonho, servindo e oferecendo oportunidades para jovens empreendedores. Nesses 10 anos de existência o Instituto vem realizando um trabalho de grande competência e estabelecendo parcerias de altíssima qualidade. O trabalho do IAMAR contribui, efetivamente, para o desenvolvimento de nosso país”.

Fabrício Alves Ferreira, Executivo da empresa Martins Atacado e Conselheiro do IAMAR:

"Nestes 10 anos de atuação, o IAMAR vem se consolidando como a melhor estratégia do Sistema Integrado Martins para apoiar o desenvolvimento da comunidade com foco na Educação para o Empreendedorismo de jovens estudantes de escolas públicas, principalmente. Os acionistas da família Martins têm muito orgulho deste trabalho que é executado com extremo profissionalismo pelo IAMAR seguindo um alto padrão de qualidade. É um exemplo de relação ganha-ganha".

João Ayres Rabello, Presidente do Tribanco e Conselheiro IAMAR:

“IAMAR - 10 anos desenvolvendo ideias e ideais. Um trabalho sociocultural brilhante, desenvolvendo o potencial empreendedor de jovens e adolescentes. Estamos criando oportunidade para aqueles que são o futuro do país e os projetos desenvolvidos pelo Instituto potencializam a autoestima dessas pessoas e trabalham, na prática, as ferramentas que as ajudam a pensar uma nova realidade, uma nova opção de vida. Parabéns, IAMAR".

Walter Faria, Diretor Geral do Martins e Conselheiro IAMAR:

“O Sistema Integrado Martins tem atuado na busca de levar as melhores soluções para todos os públicos que fazem parte do nosso ecossistema. Fornecedores, colaboradores, Clientes e Comunidades em que atuamos. Neste sentido, ao celebrarmos 62 anos da fundação do Martins, temos em nosso braço social com o Instituto Alair Martins (IAMAR) um orgulho muito grande de todas as realizações. Na busca constante de iniciativas de apoio social, cultural e formação do jovem brasileiro. Celebrarmos 10 anos do IAMAR, como parte sinérgica da nossa organização e que nos inspira a continuarmos nossa jornada de desenvolvimento social sustentável. Temos que agradecer ao apoio de nossos fornecedores, Clientes e principalmente dos voluntários colaboradores que se dedicam na realização das nossas atividades. Parabéns a todos que ajudam a escrever mais esta história de Realizações do IAMAR.”

DIRETORIA IAMAR:

Silvio Cury, Diretor Voluntário do IAMAR e Executivo da empresa Tribanco:

"Sem dúvida, 2015 foi um ano especial para o IAMAR, principalmente por se solidificar com números expressivos nos 10 anos de atuação e desempenho do seu papel sociocultural. Destaco, ainda, a prestação de serviço para a sociedade - empreendedorismo por meio da educação e projetos desenvolvidos, com tantos jovens impactados e realidades mudadas".

José Carlos Goulart Martins, Diretor Voluntário do IAMAR e Executivo da empresa Martins Atacado:

“Ser voluntário é doar seu tempo e trabalho para uma causa que beneficie a comunidade. Ser voluntário do Instituto Alair Martins transcende uma causa, pois trata-se de ser voluntário por uma crença. Ao comemorarmos 10 anos de vida do IAMAR, sou grato em poder participar deste grupo de pessoas que colaboram e contribuem para construir uma história de sucesso e sustentabilidade. O IAMAR tem realizado um trabalho precioso, pautado nos valores Martins e que tem mudado a vida de nossos jovens. Nada se compara à satisfação de poder contribuir para o desenvolvimento das pessoas e saber que isto certamente irá transformar a sua vida, a sua comunidade. Parabenizo a todos que fazem do IAMAR um caminho para transformar e motivar nossos jovens a descobrir seu potencial empreendedor e realizar seus sonhos!”

Rosana Ribeiro Miguel, Diretora Voluntária do IAMAR e Executiva da empresa Tribanco:

“O que leva um ser humano a ter orgulho de trabalhar em uma empresa? O fato de identificar que, com seu trabalho, está realizando mais do que tarefas, está trabalhando por um propósito. Fazer parte do SIM nos permite esta "sensação": percebemos que nosso trabalho vai além de "vender" (produtos e serviços), pois cada atividade tem como objetivo maior contribuir para o crescimento de nosso Cliente. É este sentimento que movimenta nossa dedicação, nossa ação. Contribuir com o IAMAR amplia este sentimento: através dos nossos projetos estimulamos que jovens acreditem na possibilidade de mudança em sua realidade a partir do exercício da crença em si mesmos. O objetivo não é replicar "conteúdo". É afetar positivamente a vida destes jovens beneficiados, e, por consequência, a vida de todos os envolvidos: empresas, escolas, professores, voluntários”.

COLABORADORES VOLUNTÁRIOS DO SIM:

Alexandre Bernardes Jacob, colaborador do Martins e voluntário IAMAR:

“Sabemos que a sociedade do amanhã será representada pelos nossos jovens de hoje, devemos direcionar nossos esforços a cada dia para apoiá-los (desenvolvimento) a serem pessoas dignas e futuros bons profissionais que desta forma nos ajudarão a termos um mundo melhor, com mais conhecimento, compreensão e respeito ao próximo. No IAMAR sou voluntário desde 2015 e participei de uma oportunidade impar que foi poder passar um pouco da minha experiência pessoal e profissional para os jovens (Programa VemSer - Relatos Inspiradores de Vida - Estação Vida - Shopping Park)”.

Andressa Alves Rocha, colaboradora do Tribanco e ex-aluna do programa ZAPe! Virtudes Empreendedoras:

“O ZAPe! contribuiu positivamente em uma fase da minha vida em que eu estava iniciando no mercado de trabalho. As vivências que tive no programa auxiliaram tanto no pessoal quanto no profissional. Olhando essa experiência posso dizer que tenho exemplos até hoje. Acredito muito no projeto e torço para que outros jovens tenham a mesma oportunidade que tive.”

Danielle Mayrink Paula, colaboradora do Tribanco e voluntária:

"Participar como voluntária IAMAR no programa Vantagens de permanecer na escola foi muito especial! Como voluntária a intenção é doar, mas na verdade somos tão beneficiados quanto os alunos das escolas que visitamos. Sentir que podemos incentivar os jovens a acreditarem em seus potenciais e buscarem um futuro melhor é uma experiência muito gratificante. Espero em 2016 continuar compartilhando desses momentos com o IAMAR!"

Daywydh Froes, 23 anos, Colaborar SIM, trabalha na área de Marketing do martins.com.br como Publicitário, RP, Endomarketing e Criação:

“O quão bom de participar do Programa ZAPe! do IAMAR é ver que ele se transforma em um importantíssimo passo e uma ótima primeira base para a carreira. O Instituto tem muito a oferecer, principalmente ao jovem empreendedor, que deixa de ter suas ideias somente em casa e passa a aplicá-las no ambiente corporativo e na sociedade. O IAMAR e seus programas nos ajuda a saber o que queremos ser, traçar planos de ações e colaborar com a sociedade. Não só ensina, mas consolida no nosso dia a dia as virtudes empreendedoras e o papel de ser humano. Só tenho a agradecer ao instituto, que me deu os artifícios para eu seguir construindo minha carreira, seja particularmente, profissionalmente ou no meio acadêmico.”

Nieuve Matias de Souza NETO, colaborador do Martins e voluntário:

”10 anos de IAMAR são 10 anos de tangibilização do desejo, sonho de todos os colaboradores do Sistema Integrado Martins de transformar nossas comunidades em lugares melhores. Tenho a grata felicidade de ter apoiado e participado dessa trajetória campeã. Parabéns IAMAR !”

Reverton Henrique Borges, colaborador do Tribanco e ex-aluno dos programas educacionais do IAMAR:

“O IAMAR faz a diferença na carreira dos jovens que estão nas escolas, fui aluno de dois programas o "ZAPe! - Virtudes empreendedoras" e "As vantagens de permanecer na escola", são didáticas que aprendi nestes programas que relembro até hoje e coloco em prática no meu dia a dia, eu atuando como voluntário procuro transmitir para os alunos o quanto é importante permanecer na escola”.

Ricardo Dias, colaborador do Martins e participante do projeto que estabeleceu a parceria com o programa Mesa Brasil do SESC MG:

“O IAMAR vem realizando o trabalho excepcional ao longo de seus 10 anos e fico muito lisonjeado por participar um pouco dessa historia juntamente com a equipe do Saldo que organiza as doações de alimentos e produtos não alimentícios que são feita para várias instituições podendo ajudar um grande números de pessoas, sem contar com várias ações que são feitas nas escolas, o incentivo na cultura que tive oportunidade no ano de 2015 de participar e quero parabenizar o Iamar e todas as pessoas serias que o representam e o idealizador do projeto Sr. Alair Martins pelo belíssimo trabalho realizado e que venha muitos anos”.

Roberta Rempel, colaboradora do Tribanco e voluntária:

"É um privilégio poder participar como voluntária do IAMAR. Os ensinamentos que repassamos para os jovens, através dos programas, podem fazer a diferença na vida deles e faz a diferença na minha vida. Obrigada pela oportunidade de poder demonstrar, através de exemplos da nossa empresa, o quanto a atitude empreendedora pode fazer a diferença na vida dos jovens!"

Romario Lino dos Santos, colaborador do Martins e voluntário:

”Primeiramente, quero parabenizar o IAMAR pelos seus 10 anos de atuação. O instituto visa demonstrar para sociedade como se desenvolver no mercado através da educação e é uma honra poder fazer parte como voluntário desse projeto. Obrigado pela oportunidade!”.

Suzana Rosa Arantes, colaboradora do Martins e voluntária:

“Quando cheguei aqui na empresa, contribuir com o IAMAR foi um dos meus principais objetivos. Hoje, vivo experiências riquíssimas. Há 10 anos, o Instituto cumpre com excelência a sua participação social em projetos empreendedores, educativos e culturais da cidade”.

Wedson Henrique Medeiros, colaborador do Martins e ex-aluno dos programas educacionais do IAMAR:

“Para mim é uma honra participar da história do IAMAR! Tenho orgulho de falar que um dia participei dos projetos como aluno, e hoje o prazer de dizer que faço parte desta equipe como voluntário. Sei que obtive muitos conhecimentos e realizações através dos projetos desse instituto tão valoroso, e agora tento retribuir com muita alegria, este presente que é fazer parte do IAMAR”.

PARCEIROS IAMAR:

Ana Paula Rabelo, Artista, educadora. Responsável pelo curso de formação de educadores do Programa ZAPe! Virtudes Empreendedoras:

“Há cinco anos tenho aprendido com o IAMAR que podemos: acreditar no poder transformador da educação, contribuir com a formação de jovens e disseminar o empreendedorismo como atitude básica diante da vida.”

Bânia Vieira S. Poli, Coordenadora Executiva da Fundação CDL, parceira do IAMAR na aplicação do programa ZAPe!:

“Uma atuação de 10 anos em prol da educação e empreendedorismo de jovens é para os perseverantes, otimistas e eficazes. Nós, da Fundação CDL, ficamos muito orgulhosos em participar desses anos junto com o Instituto Alair Martins.”

Flávia Queirós de Araújo Maciel, professora da rede pública de Uberlândia:

“A parceria da Escola Municipal Professor Eurico Silva com o Instituto Alair Martins no Programa “As Vantagens de Permanecer na Escola” foi uma grande oportunidade para nossos alunos pensarem num Projeto de Futuro e um momento de reflexão sobre a importância de continuar estudando para que seus objetivos possam ser alcançados”.

Guiomar Boaventura, fundadora da Vórtice Escola de Danças de Uberlândia e do Projeto Pé de Moleque, que já encaminhou jovens talentos para as principais escolas de Ballet do mundo:

“Que o IAMAR tenha vida longa e nos ajude sempre a promover jovens talentos!”

Humberto Gláucio Jardim – vice-presidente da FCDL/MG:

“Instituto Alair Martins e Fundação CDL Uberlândia, orgulhosos por cuidarem de jovens; proporcionando capacitação, educação e conhecimentos que visam o crescimento individual e profissional para o mundo.”

Marco Crespo, diretor de Negócios do Instituto Ayrton Senna:

“O Instituto Alair Martins e o Instituto Ayrton Senna têm uma vocação em comum: a capacidade de acreditar e investir no potencial dos jovens brasileiros. Por isso essa parceria é tão especial, pois são duas organizações que há 10 anos uniram-se e desde então ajudaram a transformar milhares de vidas por meio da educação de qualidade. Agora, queremos continuar juntos e fazer ainda mais, com a certeza de que este é o caminho certo para no futuro termos um Brasil mais justo e mais forte”.

Maria Célia Vieira, proponente do projeto cultural In Cantus patrocinado via PMIC:

“Durante 4 anos, o projeto In Cantus atuou com restrições na cidade de Uberlândia, buscando promover o fomento da música vocal erudita brasileira e internacional. Agradecemos imensamente ao IAMAR que há dois anos acolheu o nosso projeto, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, permitindo a ampliação das atividades propostas e a valorização da excelência de jovens cantores e instrumentistas da cidade e região.”

Priscilla Nogueira de Paula, da Benjamin Consultoria, especialista em voluntariado empresarial:

“Ocupar-se com questões sociais contemporâneas e preocupar-se com a sociedade de mais adiante, por meio da execução de programas sociais que atendem as necessidades de formação de cidadãos mais justos consigo e com os outros é, certamente, uma característica marcante do Instituto Alair Martins”.

Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna:

“Investir em educação é muito mais do que um ato de solidariedade. É olhar estrategicamente para o presente e o futuro do Brasil, pois, se quisermos ter um País melhor amanhã, temos que hoje olhar para a sala de aula. O Instituto Alair Martins tem essa visão e, além de investir no potencial dos jovens por meio da educação para o empreendedorismo, apoia o trabalho do Instituto Ayrton Senna por meio do Lide Educação. Com isso, nos ajuda a levar ensino público de qualidade a todas as regiões da nação. É um apoio essencial ao qual somos muito gratos, e esperamos que essa parceria frutífera e duradoura continue por muitos anos”.

Depoimentos parceiros ZAPe!

Getúlio Melo, 18 anos, educando do Programa ZAPe! em 2015 pela instituição parceira RENAPSI de Palmas –TO:

“De início gostaria de expor que foi uma experiência muito enriquecedora, visto que eu, como jovem em plena transformação, pude adquirir uma gama de informações com o intuito de me capacitar para os desafios que iria enfrentar adiante, ao me dispor ao compromisso de efetuar as atividades inseridas com a intenção de agregar conhecimentos para serem utilizados em momentos oportunos, percebi o ganho de habilidades até então inexploráveis e uma impulsão nas qualidades que eu já obtinha, as aulas ministradas tanto práticas como teóricas, serviram para me estimular à sair do comodismo e buscar me qualificar para estar preparado para eventuais oportunidades que poderiam surgir, tudo isto somado a chance de conhecer exemplos de pessoas que servem de inspiração por sua luta até o sucesso, como o Senhor Alair, a quem tive o prazer de conhecer e trazer comigo as melhores memórias desta experiência inesquecível. Posso resumir a passagem pelo ZAPe! como antes e depois, sendo nítida a minha evolução como jovem empreendedor, suas lições irei levar para toda a minha vida.”

Maria Silva de Moraes , educadora do Programa ZAPe! pela instituição parceira RENAPSI de Palmas –TO:

“Foi gratificante, uma experiência singular tanto para minha vida pessoal como profissional, fazer dos nossos encontros uma verdadeira ciranda SABER, desenvolvendo nos jovens virtudes empreendedoras, atitudes inovadoras, sonhos em possibilidades. Só posso dizer que é notável que o ZAPe! oferece tanto para o professor como para jovem um espaço de crescimento integral. Por esse motivo sou agradecida ao Instituto Alair Martins.”

Benigna Alves Siqueira, coordenadora da Fundação Pró-Morato –SP:

“Iniciamos a parceria com o IAMAR em agosto de 2015. Nossa equipe pedagógica foi a Uberlândia, participamos da capacitação do programa ZAPe! – Virtudes Empreendedoras e retornamos à Francisco Morato - São Paulo, motivados para colocarmos em prática a Educação para o Empreendedorismo. E também para utilizarmos os materiais (guias, atividades, livros e filmes) com os adolescentes da Pró-Morato.

Foi importante iniciarmos a aplicação do Programa logo após a capacitação e também nossa equipe toda (8 os educadores e a coordenadora) ter participado da capacitação, assim pudemos elaborar os planejamentos em conjunto e um apoiar o outro diante dos desafios. Desde a apresentação do Programa, entrega do material, desenvolvimento de cada módulo, tudo foi interessante para os adolescentes e também para a equipe. Foram novas aprendizagens para todos. Durante a aplicação dos encontros descobrimos talentos, identificamos dificuldades e potencialidades de todos os envolvidos no Programa.

Identificamos que os relatos de vida e o trabalho de campo foram essências para a compreensão, na prática, das virtudes empreendedoras. O apoio e as reuniões estratégicas com a equipe do IAMAR foram determinantes para o desenvolvimento do Programa de forma efetiva, porém respeitando as características dos adolescentes, da nossa cidade e dos nossos exemplos empreendedores.

A aplicação do ZAPe! na Pró-Morato foi importante, também, para retomarmos a importância da pedagogia do exemplo e da educação para o empreendedorismo, o quanto estas são relevantes para a aprendizagem dos adolescentes e também para a transformação social de nossa cidade”.

Agnaldo Junior, 18 anos, educando do programa ZAPe! em 2015 pela Fundação Crescer – Goianésia-GO:

“Tive a honra de participar do programa ZAPe! .Onde obtive um grande enriquecimento do meu intelecto, de modo que, mudei a minha maneira de pensar no que se diz respeito à empreendedorismo. Foi uma experiência única, através do programa que propôs a intervir numa realidade de forma seria e consequente. Um dos momentos mais marcantes do programa, quando foi nos proposto entrevistar alguém empreendedor. O meu grupo entrevistou o prefeito de nossa cidade, Jalles Fontoura. Esse dia ficou tatuado na minha memória, tudo o que o entrevistado falou sobre a arte de empreender, foi ministrado nas aulas, ou seja, aprendi com as aulas didáticas e com um exemplo de vida. Gostei bastante, me tornei um empreendedor e um dia espero ser conhecido no Brasil inteiro por isso.”

Jeferson Oliver, coordenador pedagógico do Círculo de Apoio à Aprendizagem Profissional de Goiânia – CAMP:

“Em 2015, iniciamos a parceria do CAMP-Goiânia com o Grupo Martins para desenvolvermos o Programa ZAPe! – Virtudes Empreendedores. A Instituição que passava por um processo de mudanças e reestruturação. Desse modo, o Programa pode disponibilizar aos adolescentes um formato de curso extremamente dinâmico e, que torna o jovem o protagonista de sua trajetória. Desenvolvendo o senso crítico, a percepção pela necessidade de mudanças e incentivando o empreendedorismo pessoal e social. Assim, o sucesso do Programa ZAPe! nesse momento foi extremamente satisfatório para todos os: adolescentes, educadores, gestor e Instituição. Por meio da gestão e sucesso do Programa ZAPe! no CAMP-Goiânia fui convidado a ser Coordenador Pedagógico e de Projetos da Instituição. Agradecemos ao Grupo Martins pela oportunidade e parceria de desenvolver o Programa na Instituição, auxiliando na transformação e empoderamento na vida de todos os envolvidos.”

Lucas da Silva, educando do programa ZAPe! em 2015 pela Fundação Pro-Cerrado, Núcleo Goiânia - GO (Senador Canedo):

“A experiência de ter conhecido o Instituto Alair Martins e ter participado do programa ZAPe!, foi um grande prazer. Tudo que foi apresentado durante o programa está sendo de extrema importância para meu crescimento profissional e efetivo, assuntos que mudaram o meu modo de pensar e situações que me fizeram pensar melhor sobre as minhas atitudes. A instituição em si, é uma empresa organizada, social, amorosa, interessada a crescer o seu funcionário e o principal de tudo tem interesse em conhecer os seus clientes. Sou a prova disso! Quero agradecer ao instituto por ter nos apresentado e ter trabalhado o programa ZAPe!. Meu muito obrigado!”

Margareth Lopes Nunes, educadora do programa ZAPe! pela Fundação Pro-Cerrado, núcleo Goiânia - GO (Senador Canedo):

“Conhecer o INSTITUTO ALAIR MARTINS foi uma grande honra e satisfação estou imensamente agradecida por ter participado de um projeto dessa Instituição de sucesso, trabalhar o projeto ZAPe! – Virtudes Empreendedoras, foi muito gratificante, com ele tivemos a oportunidade de fazer com que os jovens despertassem para o Empreendedorismo pessoal. Foi ótimo sentir que todos os objetivos foram alcançados. Obrigada ao INSTITUTO ALAIR MARTINS pela colaboração e parceria”.

  • Informações de Contato
Telefone: 55 (34) 3218-1805
email: iamar@iamar.org.br
Instituto Alair Martins
Rua Jataí 1.150 - B. Aparecida
Uberlândia / MG - CEP: 38400-632
2018 | Política de privacidade - Todos os Direitos Reservados.