Projetos Incentivados

O patrocínio a projetos voltados à Cultura, Esporte, Saúde, Infância e Terceira Idade via mecanismos de renúncia fiscal com contrapartida social é um processo gerido pelo IAMAR junto às empresas do Sistema Integrado Martins-SIM. Anualmente, são avaliados pelo IAMAR e selecionados pelos representantes legais das empresas do SIM projetos com captação aprovada nos seguintes mecanismos de renúncia fiscal: federais (Lei Rouanet, Lei do Esporte, Lei do Idoso, FIA, PRONON, PRONAS), estaduais (LEIC-MG e Minas Esportiva) e municipais (PMIC-Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Uberlândia). Os projetos selecionados somam à missão educacional e socioambiental do IAMAR, sendo avaliados em 3 critérios-base, com requisitos e pesos específicos:

Em 2017, foram 12 projetos patrocinados, que beneficiaram mais de 135 mil pessoas.

Projetos Patrocinados em 2017

Manutenção do Centro de Reabilitação da AACD Uberlândia

Mecanismo Fiscal/Área: FIA
Fundo da Infância e Adolescência

Os recursos disponíveis para o FIA foram investidos na AACD para a Manutenção do Centro de Reabilitação da AACD Uberlândia e Melhoria da Qualidade de Vida e Inclusão através da Reabilitação.

A Associação de Assistência à Criança Deficiente – AACD – é uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos, fundada em 1950, que tem como crença o estabelecimento de uma sociedade que convive com as diferenças, porque reconhece em cada indivíduo sua capacidade de evoluir e contribuir para um mundo mais humano.

A unidade da AACD Uberlândia, inaugurada em 31 de agosto de 2001, com recursos do 3º Teleton, promove a reabilitação dos pacientes com deficiência física e mantém uma das seis oficinas ortopédicas da instituição, que são responsáveis pela produção de órteses e próteses.

Nesses 16 anos de atendimento, a unidade se tornou referência para os municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e atende uma média de 300 pacientes por dia com disfunções ortopédicas, neurológicas, reumáticas e respiratórias - crianças e adultos.

Além do incentivo por meio do Funcriança, o Sistema Integrado Martins apoia a AACD com o projeto Selo Empresa Parceira (selo de responsabilidade social inserido nas embalagens dos produtos Smart), com destinação de recursos sobre as vendas para a instituição.

CONCERTOS TRIBANCO

Mecanismo Fiscal/Área: Lei Rouanet/Cultura

Temporada 2017 de concertos com artistas nacionais e internacionais, realizada no Teatro Municipal de Uberlândia. Todas as apresentações foram beneficentes, com a arrecadação de alimentos em troca de ingressos. Além dos concertos, o projeto realizou atividades complementares como palestras, pocket shows, workshops e Master Classes.

Projeto Festival de Dança do Triângulo - Atividades 2017

MECANISMO FISCAL/ÁREA: PMIC
PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA / DANÇA

Festival de Dança do Triângulo – (Sobre)vivências em dança teve como intuito divulgar e incentivar o trabalho dos grupos, escolas, academias ou artistas independentes inscritos, propiciar o acesso à cultura e estimular a produção de conhecimento e reflexão sobre a dança. Também teve a pretensão de fomentar o ensino e aprendizagem da dança local.

Apesar de o Teatro Municipal de Uberlândia ter contemplado a maioria das apresentações gratuitas, cujos ingressos foram sempre distribuídos na bilheteria duas horas antes das apresentações, outros pontos receberam as atividades. Nunca uma edição do festival contou com tantas atrações e tantos palcos espalhados por vários cantos do município. Algo que democratizou ao máximo o acesso de diferentes públicos às apresentações.

Toda a programação foi concebida pela Comissão Permanente de Concepção e Execução do Festival de Dança do Triângulo (CCPDT), executada pela Secretaria Municipal de Cultura, e obteve patrocínio das empresas do Sistema Integrado Martins e do Instituto Algar.

PROJETO ANGEL HAIR-ANO II

MECANISMO FISCAL/ÁREA: PMIC
Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Uberlândia / Dança

Em seu 2º ano de sucesso com apoio do PMIC (2016 também com o SIM), o Projeto Angel Hair realizou performances de dança inclusiva envolvendo bailarinas, cadeirantes, ciclista acrobata circense e interatividade com público infantil e adolescente, com apresentações em escolas públicas e ONGs de Uberlândia. Foram beneficiados 4.500 espectadores, incluindo a zona rural e bairros de várias zonas da cidade em uma turnê democrática, com 15 eventos itinerantes nos quais a emoção e a superação através da arte mostraram o poder da inclusão por meio da dança.

PROJETO TINDOLELÊ - ANO II: NOVOS QUINTAIS

MECANISMO FISCAL/ÁREA: PMIC
Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Uberlândia / Literatura

Projeto de escuta e contação de histórias para crianças e idosos realizado em três bairros da cidade durante 08 meses em espaços públicos, escolas e ONGs. Foram construídas, ouvidas e contadas histórias, depois foram teatralizadas pela equipe de contadores e registradas para enfim serem multiplicadas por educadores para a comunidade. Além das histórias ouvidas, também foram contadas histórias clássicas, Contos de Grimm, histórias com fantoches, envolvendo histórias regionais e de domínio público. Os quintais são espaços que ampliam as 'cone'xões das histórias e criam vínculos de pertencimento aos nossos sentidos, trazendo um novo olhar para as crianças e idosos que contam e ouvem as histórias.

ARTE DOS DISTRITOS – TEMPORADA 2

MECANISMO FISCAL/ÁREA: PMIC
Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Uberlândia / Patrimônio Cultural

A primeira versão do projeto Arte dos Distritos, realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura, teve ampla aceitação da comunidade local e projetou artistas da localidade para o resto do Município e até mesmo para outros estados e regiões, trazendo para os artistas mais visibilidade, novos paradigmas de atuação e novas perspectivas de comercialização de sua arte. Diante desse resultado, foi aprovada a continuidade da série. Em 2017, o programa (documentários) enfocou histórias de crianças e jovens artistas e promoveu uma Sessão Cinema em uma escola de cada distrito, que ainda recebeu um KIT de DVD com os 4 filmes dos distritos para que sejam apresentados aos alunos e comunidade local.

CIRCO NA ESCOLA - ANO II

MECANISMO FISCAL/ÁREA: PMIC
Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Uberlândia / Circo

Realização de 60 apresentações educativas circenses para crianças e adolescentes em escolas rurais, públicas e bairros periféricos de Uberlândia, com proposição de trabalho complementar interativo (frases e desenhos).

NOSSAS CANÇÕES

MECANISMO FISCAL/ÁREA: PMIC
Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Uberlândia / Música

Oficinas de música (flauta doce, percussão e canto coral) para crianças e adolescentes matriculados no Centro de Formação da Criança e do Adolescente da Divulgação Espírita Cristã (TICÔTE), que se encontram em situação de vulnerabilidade social. As oficinas de música do Ticôte se iniciaram através de uma parceria com o Curso de Música da UFU em 2001.

FILME E GAME ZOIC, O ALIENÍGENA

MECANISMO FISCAL/ÁREA: PMIC
Leic-Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais / Audiovisual

Produção de um filme de animação e um jogo com trilha sonora orquestrada e temática da Sustentabilidade, chamado "ZOIC, O ALIENÍGENA e a recuperação de seu planeta destruído". O filme e o jogo são baseados no livro homônimo de uma autora uberlandense que conquistou grande circulação em escolas e para o público em geral. O jogo foi desenvolvido para tablets, celulares e computadores (instalação nas escolas a partir de 2018). Os eventos de lançamento e divulgação ocorreram em Uberlândia, São Paulo, Brasília e feiras importantes na Europa e EUA.

CRAQUES DO FUTURO VI UEC

MECANISMO FISCAL/ÁREA:
LEI FEDERAL DO ESPORTE / FUTEBOL

6ª edição do Projeto de formação de categorias de base realizado pelo UEC- Uberlândia Esporte Clube, com cerca de 120 atletas entre 11 e 20 anos em formação de alto rendimento e outras 5 mil crianças e adolescentes em escolinhas realizadas em poliesportivos da cidade. O projeto mescla ação social com retirada de crianças e adolescentes de regiões consideradas de risco e vulnerabilidade social. Em 2017, o projeto trabalhou com jovens da equipe de base do UEC (Verdinho), categoria sub-17.

JOVEM CARCARÁ

MECANISMO FISCAL/ÁREA:
MINAS ESPORTIVA / RUGBY

Realizado pela Liga Uberlandense de Rugby (modalidade olímpica), o projeto trabalha a formação de uma categoria de base na cidade com 100 adolescentes, aliando esporte e formação humana (trabalhado valores e comportamentos).

SUPERAÇÃO

MECANISMO FISCAL/ÁREA:
Pronas – Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência / Saúde

Construção de um ambiente amplamente inclusivo, especialmente às pessoas com deficiência, com abertura de turmas para a prática de basquete em cadeiras de rodas, natação, futebol de 5, futebol de 7, balé, teatro e parabadminton. O projeto iniciou suas atividades em novembro de 2016 e atendeu 152 pessoas com deficiência na cidade de Ribeirão Preto-SP.

Projeto gerido pela Goal Projetos e a Associação Pró-Esporte e Cultura, e patrocinado pelas empresas UEC Araucária e Ihara, além do Sistema Integrado Martins.

  • Informações de Contato
Telefone: 55 (34) 3218-1805
email: iamar@iamar.org.br
Instituto Alair Martins
Rua Jataí 1.150 - B. Aparecida
Uberlândia / MG - CEP: 38400-632
2018 | Política de privacidade - Todos os Direitos Reservados.