Parceiros

Instituto Ayton Senna

Instituto Ayton Senna

Aliado ao LIDE Educação desde 2010, o IAMAR faz parte do grupo formado por organizações que acreditam na educação como chave para que crianças e jovens do Brasil tenham sucesso na escola e na vida, e se tornem profissionais qualificados.

Por meio de sua aliança ao LIDE Educação, o IAMAR apoia a missão do Instituto Ayrton Senna, que atua para melhorar a educação pública em todas as regiões do Brasil. Em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outros atores da área, a organização constrói políticas públicas educacionais baseadas em evidências e tem como principal meta desenvolver o ser humano por inteiro, preparado para a vida no Século 21 em todas as suas dimensões.

O Instituto Ayrton Senna em 2017 capacitou 60 mil educadores, beneficiando cerca de 1,5 milhão de crianças e jovens em mais de 660 municípios de 17 estados brasileiros.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

O Instituto Ayrton Senna promove ideias e projetos inovadores para transformar a educação, como o desenvolvimento das Competências Socioemocionais para alavancar a aprendizagem. Formar crianças e jovens para o século 21 requer o desenvolvimento de um conjunto de competências necessárias para aprender, viver, conviver e trabalhar em um mundo cada vez mais complexo. Além das competências relacionadas ao letramento, numeramento e aos diversos conteúdos curriculares, fazem parte desse conjunto as chamadas competências socioemocionais, como responsabilidade, colaboração, pensamento crítico, criatividade e autocontrole.

Pesquisas realizadas em todo o mundo revelam que essas competências são tão importantes para o desenvolvimento humano quanto as competências cognitivas. Além de serem importantes por si mesmas, essas competências também contribuem para o desenvolvimento cognitivo, já que alunos mais responsáveis, colaborativos e curiosos aprendem mais e melhor. O Instituto Ayrton Senna vem se dedicando a construir e a aprimorar continuamente estratégias educativas para que o desenvolvimento de competências socioemocionais ganhe aplicação concreta como políticas públicas, em escolas e salas de aula.

Saiba mais em: www.institutoayrtonsenna.org.br

JUNIOR ACHIEVEMENT MINAS GERAIS

Instituto Ayton Senna

Desde a sua fundação, o IAMAR é parceiro da Junior Achievement, uma organização fundada em Ohio em 1919 com o objetivo norteador de proporcionar aos jovens conhecimentos e habilidades necessárias para o mundo dos negócios. Presente em 120 países do mundo e com programas aplicados em 30 idiomas, a Junior Achievement foi fundada no Brasil em 1983 e está em todo o território nacional com mais de 121 mil voluntários, 700 empresas parceiras e mais de 3 milhões de alunos beneficiados.

O IAMAR, em parceria com a Junior Achievement Minas Gerais, foi em 2017 aplicador dos programas Conectado com o Amanhã e Atitude pelo Planeta para 662 alunos com o apoio de 30 voluntários das empresas do SIM, todos capacitados para realizar a aplicação em sala de aula diretamente com os alunos.

Além desses dois programas, através da parceria IAMAR-JAMG 859 jovens concluíram em 2017 o curso de “Introdução ao Mundo dos Negócios”. Oportunidade foi voltada para jovens que cumprem medida de internação e semiliberdade em unidades socioeducativas do Estado de Minas Gerais.

Tornar os jovens protagonistas de suas histórias traçando um caminho de autoconfiança e independência no mercado de trabalho. Esse é o objetivo do curso “Introdução ao Mundo dos Negócios” que capacitou jovens que cumprem medida socioeducativa de internação e semiliberdade em todas as unidades do Estado. A capacitação é resultado de uma parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), com a Junior Achievement e o Instituto Alair Martins.

Os técnicos de cada unidade foram treinados para que ficassem responsáveis por aplicar o programa. Durante o curso, que ocorreu nas unidades socioeducativas ao longo de todo o ano, foi utilizada a metodologia do “aprender fazendo”, com conteúdos práticos que facilitam a compreensão dos temas empreendedorismo e mundo dos negócios.

Os adolescentes puderam aprender como iniciar um negócio, identificar decisões típicas na administração de empresas, calcular a produtividade e lucro dos produtos, a importância do marketing pessoal e nos negócios, além de participarem de simulações de entrevistas de emprego com um feedback de suas posturas. Ao final todos passaram por uma avaliação para o recebimento do certificado.

Os multiplicadores que trabalharam com os jovens durante as capacitações detectaram que alguns adolescentes demonstraram muito interesse em construir seu próprio negócio, conseguindo apresentar ideias criativas, com reais possibilidades de serem aplicadas no mercado de trabalho.

A pedagoga Renata Buonincontro Caldas foi uma das facilitadoras e considera que o curso permitiu que os jovens conhecessem melhor as formas de construir uma empresa privada, os desafios e os processos que essa realidade envolve, além de ampliar a percepção de mercado e potencializar a construção de repertórios desvinculados da criminalidade. “Compreendemos que o curso despertou o desenvolvimento de uma reflexão crítica a respeito da empregabilidade, a comunicação, o trabalho em equipe e a criatividades”, relatou.

Juliana*, de 14 anos, sonha em ser arquiteta e ter seu próprio escritório. Para ela, o curso foi muito importante para conhecer melhor o mundo dos negócios, as suas responsabilidades e dificuldades. “Foi ótimo conhecer o caminho que preciso percorrer para realizar meus objetivos de vida. O curso me ajudou muito a ter noção do que eu preciso fazer para me realizar profissionalmente”, contou.

Marcos*, de 18 anos, também tem vontade de ser dono do seu próprio negócio. Ele quer abrir uma loja de roupas e com o curso percebeu que ter o seu próprio negócio é mais possível do que ele imaginava. “Planejando e colocando tudo no papel fica mais fácil saber como e onde queremos chegar. Eu consegui, com o curso, traçar uma meta de trabalho para alcançar meu sonho de sucesso”, finalizou.

Para o diretor de Formação Profissional, Cultura e Esporte da Suase, Wellington Brum, é muito importante dar, cada vez mais, novas oportunidades para os jovens que estão sob custódia do Estado. “Para esses adolescentes que, na maioria das vezes, não tem uma visão de futuro, capacitá-los para empreender é dar a eles um caminho de sucesso e superação para seguir”, comentou.

A presidente voluntária do Instituto Alair Martins, Linda-Mar Peixoto, acredita que ações que contribuam para que o jovem possa desenvolver uma atitude empreendedora, visando a melhoria das suas condições tanto na área produtiva, quanto pessoal e de responsabilidade social e ambiental é de suma importância para uma sociedade mais segura.

“Essa nossa parceria com a Suase e a Junior Achivement é muito importante para que esses jovens que tanto necessitam de uma oportunidade ou de ver um novo caminho, possam mudar o roteiro de suas vidas. Nós não estamos dando apenas uma ferramenta, mas uma luz para que eles possam construir seus projetos de vida e pensar em um amanhã diferente”, concluiu Linda-Mar.

Acreditar e investir na educação empreendedora como meio transformador social possibilitando que centenas de jovens se tornem arquitetos dos próprios caminhos. Esse é o ideal da Junior Achivement, outro parceiro da Suase nesse programa, que contribuiu para mudança de visão das centenas de jovens favorecidos com o curso.

FAS – FUNDAÇÃO AMAZONAS SUSTENTÁVEL

FAS

O IAMAR é desde 2016 um parceiro da Fundação Amazonas Sustentável, organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos, criada em 2007 por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e empresas privadas parceiras. A missão da FAS é promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas do Estado do Amazonas. Anualmente são mais de 40 mil pessoas beneficiadas pelos programas da Fundação.

Em 2017 a parceria IAMAR-FAS se deu no apoio para a realização de dois projetos da ONG: a Virada Sustentável Manaus e o Projeto Incenturita.

A terceira edição da Virada Sustentável Manaus foi um sucesso! Mais de 250 atividades gratuitas realizadas em todas as zonas da cidade, reunindo milhares de pessoas em prol de uma cidade melhor. A Virada coordenada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), que junto a 36 organizações que integram seu Conselho Criativo fazem o evento acontecer.

ONG Amigos do Bem

Em 2017, o IAMAR completou 3 anos como parceiro da ONG paulista Amigos do Bem, que há mais de 20 anos auxilia famílias em situação de miséria no Sertão Nordestino e é presidida pela empreendedora Alcione de Albanesi, uma das vencedoras do Prêmio Cláudia por sua luta e dedicação para a erradicação da fome no sertão. São mais de 60 mil pessoas beneficiadas no Sertão Nordestino (estados de Alagoas, Ceará e Pernambuco) em programas de promoção do desenvolvimento local e inclusão social capazes de combater a fome e a miséria, por meio da educação e projetos autossustentáveis.

O apoio do IAMAR à ONG tem como objetivo fomentar os Centros de Transformação, construídos nas Cidades do Bem, que visam desenvolver o potencial de crianças e jovens de povoados isolados de forma a promover o desenvolvimento sustentável local e beneficiar as gerações futuras. As Cidades do Bem estão localizadas em Buíque (AL), Inajá (AL), Mauriti (CE) e São José da Tapera (AL).

Além disso, colaboramos em 2016 com a reconstrução dos galpões perdidos em um terrível incêndio em maio, no Vale do Catimbau, que trouxe perdas materiais significativas para a ONG, uma vez que serviam para armazenagem e centro de distribuição das doações recebidas pelo projeto.

GIFE PELO IMPACTO DO INVESTIMENTO SOCIAL

Desde 2010, o IAMAR é associado do GIFE, um grupo de institutos, fundações e empresas com ações voltadas para o interesse público, atuando em forma de rede e organizado sob a forma de associação civil de fins não econômicos e sem fins lucrativos.

O GIFE tem por objetivo a promoção do investimento social privado*, através da qualificação técnica, da atuação em rede, do fortalecimento político institucional e do apoio à atuação estratégica de institutos e fundações de origem empresarial e de outras instituições privadas que o realizam de forma voluntária e sistemática, voltada para o interesse público, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

* Investimento social privado, para os fins dos propósitos do GIFE é a aplicação voluntária de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, educacionais, ambientais e culturais de interesse público.

APARU

APARU

Fundada em 1979 a APARU é uma instituição criada e dirigida por pessoas com deficiência física, e tem por finalidade a defesa dos direitos e melhoria da qualidade de vida. Executa ações para fazer respeitar as diferenças e para que a deficiência seja vista como mais uma das características das pessoas. Sua luta pela acessibilidade vem desde os anos 80, através da realização de campanhas como a “Uberlândia Sem Barreiras” e “Eleições sem Barreiras”. Propôs várias ações civis públicas a fim de tornar o transporte público interestadual acessível às pessoas com mobilidade reduzida e outras para que o poder judiciário seja acessível a todos, além de participar ativamente de mobilizações para a efetivação de direitos da pessoa com deficiência. Executa oficinas e vivências nas escolas, empresas, dentre outras, com a finalidade de fazer com que a diversidade seja respeitada. Suas ações nesta área tiveram o reconhecimento da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República que concedeu à APARU, em 2010, o Prêmio Direitos Humanos.

Desde sua fundação vem contribuindo para a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência física ofertando atividades voltadas para as diversas áreas de direitos fundamentais dentre elas: incentivo à iniciação ao paradesporto e treinamento de equipes de alto rendimento; promoção da qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho; disseminação de informação de caráter educativo e de cidadania; promoção de atividades culturais e de convivência social e comunitária e a reabilitação física, através de atendimento nas áreas de fisioterapia, psicologia, serviço social, odontologia, dentre outras.

No campo da cultura, o Bloco APARU “Inclusão Social” já foi campeão por 5 vezes nos desfiles do carnaval e por suas diversas ações voltadas à cultura hoje a APARU é “Ponto de Cultura” no Estado de Minas Gerais. Sua equipe paradesportiva se destaca com atletas de alto rendimento representando o Brasil nas paraolimpíadas e campeonatos Mundiais, integrando a equipe paradesportiva de Uberlândia.

O IAMAR se orgulha em apoiar a missão de uma organização como a APARU, que além dos resultados obtidos com o público beneficiado, demonstra anualmente um excelente controle interno dos projetos desenvolvidos com prestação de contas clara e detalhada da utilização dos recursos.

  • Informações de Contato
Telefone: 55 (34) 3218-1805
email: iamar@iamar.org.br
Instituto Alair Martins
Rua Jataí 1.150 - B. Aparecida
Uberlândia / MG - CEP: 38400-632
2018 | Política de privacidade - Todos os Direitos Reservados.