Apresentação e Introdução ao relatório 2016

Iniciamos 2016 divulgando uma compilação de nossa Missão, Visão e Estratégias utilizadas para o desenvolvimento de nossas atividades durante os primeiros 10 anos de atuação em prol da educação pública no Brasil. Trabalhamos por uma educação que tem como foco principal desenvolver o potencial dos jovens através do exercício das virtudes empreendedoras, contribuindo para que adotem uma atitude básica diante da vida que se reflete nas esferas pessoal, empresarial e no mundo do trabalho.

O olhar sistemático para nossa história, as mudanças cada vez mais rápidas ocorridas no mundo contemporâneo, o aprimoramento do marco regulatório do terceiro setor e em especial as profundas discussões presenciadas nos últimos 10 anos por agentes formais da educação e do terceiro setor referentes a necessidade de uma efetiva mudança de paradigma da educação pública brasileira, direcionaram o foco de nossas ações para esse exercício.

O Instituto Ayrton Senna incansavelmente tem, com apoio de alianças estratégicas, investido, produzido, disseminado e aplicado conhecimentos, conteúdos, técnicas e processo de gestão e avaliação, que os permitem estabelecer um modelo de educação e de uma escola que deixa de ser vista como “transmissora de conteúdo” e passa ser concebida como mediadora no desenvolvimento de competências para a vida. Isso significa que além de ensinar a ler, escrever e conhecer conteúdo das disciplinas, a escola deve preparar os alunos para sua plena inserção no mundo do trabalho. Compartilhamos do entendimento que essa mudança é mandatória e essencial para ampliar as oportunidades de vida das crianças e dos jovens. O mundo moderno, exigirá deles mais do que conhecimentos de conteúdo, técnicas e processos, mas cidadãos conscientes, criativos, participativos, éticos e produtivos. Esse novo mundo, necessita de seres humanos capazes de fazer escolhas, persistirem e transformá-las em realidade, contribuindo com a transformação de suas vidas e do ambiente em que vivem.

No âmbito do Instituto Alair Martins, priorizamos iniciar o desenvolvimento dos projetos com maior aderência a essa visão. Dentre eles destacamos:

Sabemos que problemas complexos exigem estratégias colaborativas de enfrentamento. Para concluir com sucesso estas iniciativas, continuaremos a articular com os diversos públicos beneficiados e parceiros estratégicos que são para nós referência na geração de conhecimento e experiências bem-sucedidas.

Com a mesma preocupação e zelo cuidamos para que todas as pessoas, independente de nosso público-alvo, tenham acesso as nossas propostas e ao nosso trabalho e possam contribuir para o seu desenvolvimento e implementação.

Linda-Mar Peixoto de Souza
Presidente Voluntária do Instituto Alair Martins

Quem Somos

Educação para o Empreendedorismo

Para o IAMAR, fomentar o Empreendedorismo é a premissa básica que a sociedade necessita para enfrentar os desafios do mundo do trabalho, que se tornou mais complexo, competitivo e exigente. Precisamos desenvolver pessoas dotadas de visão positiva de futuro, perseverantes e preparadas para o processo de sonhar, planejar e construir seu próprio caminho. É imprescindível desenvolver novas competências e habilidades nos jovens e, consequentemente, uma nova postura de ser e agir.

Ao lado da educação básica e profissional e em interação sinérgica com elas, emer¬ge a Educação para o Empreendedorismo, como uma nova via de preparação das no¬vas gerações para o ingresso no mundo do trabalho. Um plano de carreira profissional só tem sentido pleno se for parte da reali¬zação de um plano maior – que é a realiza¬ção do projeto de vida da pessoa. Sendo assim, o conceito de Educação para o Em¬preendedorismo se amplia, e se torna uma atitude básica diante da vida.

Cresce a cada dia, em número e em diversida¬de de enfoques metodológicos, as iniciativas no campo da Educação para o Empreendedorismo em nosso país. Esse dinamismo, sem dúvida alguma, já configura a instauração de uma ten¬dência irreversível numa determinada direção: a de incorporar a Educação para o Empreendedo¬rismo como um componente indispensável da educação das novas gerações para a vida e para o trabalho.

Desta forma, ao escolher, em especial, o jovem como destinatário, o IAMAR optou por atuar jun¬to a um segmento estratégico da nossa popu¬lação. Ajudar os jovens a se viabilizarem como pessoas, cidadãos e futuros profissionais e/ou empreendedores é contribuir para a ruptura da reprodução intergeracional da pobreza, da igno¬rância e da brutalidade em nosso país.

Nossa identidade Organizacional

Missão

Desenvolver o potencial de adolescentes e jovens para construir visões do futuro e transformá-las em realidade por meio da educação para o empreendedorismo, contribuindo para o seu crescimento nos campos pessoal, social e produtivo e na promoção de uma cultura de preserva¬ção ambiental.

Visão

Ser uma organização conhecida e reconhecida em âmbito nacional por sua contribuição à causa da educação para o empreendedorismo, com base em concepções e métodos desenvolvidos a partir da cultura e dos recursos do grupo empresarial que lhe deu origem.

Valores

O Instituto Alair Martins, adota os valores estruturantes da cultura organizacional do SIM – Sistema Integrado Martins, colocando-os para circular em seus relacionamentos estratégicos e projetando-os no ambiente social por meio de programas e ações que concretizam e expressam seu compromisso de atuação social corresponsável.

Princípios

Políticas

Diretrizes estratégicas 2015-2020

Em 2015 o IAMAR realizou um Planejamento Estratégico, processo que teve como produtos a redefinição das diretrizes (guia para o plano de ação anual) e a confecção de um Mapa e Radar Estratégico que deixam claros os pontos de alavancagem dos programas e projetos.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Área de Atuação
  • Informações de Contato
Telefone: 55 (34) 3218-1805
email: iamar@iamar.org.br
Instituto Alair Martins
Rua Jataí 1.150 - B. Aparecida
Uberlândia / MG - CEP: 38400-632
2017 | Política de privacidade - Todos os Direitos Reservados.