PROGRAMA DE VOLUNTARIADO CORPORATIVO VEMSER

VemSer

O IAMAR coordena, desde 2006, o Programa de Voluntariado Corporativo VemSer. Com a premissa que Todos podem ser Voluntários e direcionado pelo mote “VOCÊ PODE MUDAR TUDO”, o programa reforça junto aos colaboradores das empresas mantenedoras Martins e Tribanco o importante papel de cada um na constituição de uma sociedade mais justa e solidária.

O voluntário, além da satisfação de contribuir para um mundo melhor, desenvolve o networking e habilidades como: autoconfiança, iniciativa, liderança, responsabilidade, sensibilidade com os problemas socioambientais, aceitação da diversidade, perseverança, administração do tempo e trabalho em equipe. Ao participar do Programa VemSer o colaborador também coloca em prática os valores do Sistema Integrado Martins: Amor pelo que Faz, Disciplina, Humildade, Inovação, Integridade, Justiça e Lealdade. Com o exercício do voluntariado a sociedade tem ganhos significativos como uma comunidade autoconfiante, capaz de resolver seus problemas e transformar a realidade, pessoas conscientes da realidade social e prontas para fazer a diferença, e um círculo virtuoso da comunidade ajudando a comunidade.

2017 foi o ano da consolidação da descentralização do programa (iniciada em 2016) para atuação e impacto social fora de Uberlândia, nas demais unidades das empresas mantenedoras no Brasil. A política aprovada circulou ainda mais forte ao longo de eventos de mobilização interna de voluntários e divulgação do GUIA DO VOLUNTÁRIO SIM.

No mês de agosto, em celebração ao Dia Nacional do Voluntariado, reunimos mais 100 colaboradores voluntários das empresas do Sistema Integrado Martins em um belo evento na cidade de Uberlândia, o ENCONTRO DE VOLUNTÁRIOS. Pela primeira vez realizamos o Encontro em parceria com o Instituto Algar, somando forças ao evento que já seria realizado para associados do Grupo Algar e o tornando ainda mais significativo e representativo para ambos os institutos e para a comunidade local. Foi um dia de reconhecer, agradecer e comemorar os frutos da doação de tempo e talento de cada uma das quase 500 pessoas presentes!

Além dos colaboradores, convidamos também voluntários de outras organizações sociais parceiras dos dois institutos, promovendo um dia pelo bem na cidade, que será por muito tempo lembrado por todos que se dedicam para a transformação social!

A estratégia para a expansão do programa para além de Uberlândia como ocorria até 2015 (restrito à cidade sede dos mantenedores) foi a criação e empoderamento de colaboradores voluntários chave, que passaram a atuar como lideranças locais nas questões da comunidade, como representantes regionais do IAMAR, os nossos 16 EMBAIXADORES SOCIAIS. Os embaixadores lideram 12 Comitês de Voluntariado espalhados em 9 estados do Brasil. O papel e importância dos Embaixadores foi trabalhado presencialmente junto a todos os eleitos para o biênio 2017-18, reunidos em setembro em um Fórum na sede do Martins, momento em que cada um pode receber o abraço e agradecimento do nosso fundador, Alair Martins do Nascimento!

Para o atingimento dos expressivos resultados que veremos a seguir e a consolidação da expansão do programa para as unidades dos mantenedores no Brasil, destacamos:

Se em 2016 já tínhamos registrado um recorde de adesão e trabalho voluntário em iniciativas do programa VemSer, em 2017 temos um novo! Nosso VOLUNTARIÔMETRO explodiu para o bem! Foram 4.396 horas doadas, um aumento de 50% nas horas doadas em 2017 se compararmos a 2016!

Em 2017 tivemos 487 voluntários no SIM, cerca de 10% do quadro de colaboradores das empresas engajado e realizando ações para a comunidade, doando seu tempo e talento nos seguintes projetos:

E a satisfação de contribuir para um mundo melhor é contagiante! Além dos projetos do IAMAR promovidos pelo Programa VemSer, várias iniciativas foram feitas nas empresas do Sistema Integrado Martins de forma espontânea! Permanecer no anonimato e agir discretamente é desejo da maioria dos responsáveis por ações como essas. E por isso sabemos inclusive que esse número é na realidade maior do que o que foi medido. Mas como forma de homenagear e enaltecer a sua importância, relacionamos algumas dessas belas iniciativas conduzidas espontaneamente pelos colaboradores do SIM em 2017: Carta do Papai Noel; Organização da Copa SIM de Futebol e da Corrida Nilson Lima; Montagem de Cestas Natalinas; Ações do Triclub e Eventos em prol da AACD Uberlândia.

Os voluntários doaram seu tempo e talento aos seguintes projetos do programa VemSer:

Celebramos com muita alegria os números de 2017, mais um marco na história de voluntariado das empresas do SIM para o qual não pode haver meta de alcance, somente esperança de maior engajamento. E anos últimos 3 anos temos testemunhado o aumento significativo na mobilização dos colaboradores pela transformação social do nosso país. Muito orgulho e agradecimento a cada um de vocês!

Ações Comitês SIM Brasil

Aplicacoes JAMG

Lacre Cidadao Udi

Relatos Inspiradores de Vida

Semana Nacional Transito

Teleton UDI

  • Informações de Contato
Telefone: 55 (34) 3218-1805
email: iamar@iamar.org.br
Instituto Alair Martins
Rua Jataí 1.150 - B. Aparecida
Uberlândia / MG - CEP: 38400-632
2018 | Política de privacidade - Todos os Direitos Reservados.