Programa Educacional eZAPe! - Virtudes Empreendedoras

Identidades eZAPe!

O Programa eZAPe! Virtudes Empreendedoras, iniciado em 2007, tem o objetivo de contribuir para que os jovens desenvolvam uma visão cada vez mais empreendedora da vida, nos âmbitos pessoal, social e produtivo, adquirindo os instrumentos vitais (atitudes) para torná-la realidade. Por isso o eZAPe! extrapola o senso comum de que empreendedor é somente aquele que abre um negócio e apresenta o Empreendedorismo como postura diante da vida.

Através da pedagogia do exemplo, o programa eZAPe! tem como diferencial trabalhar a Educação para Valores, um método pedagógico que cria espaço e condições para vivenciar e incorporar princípios construtivos, desenvolvendo valores, atitudes e habilidades para lidar com os desafios, as chamadas Virtudes Empreendedoras. O programa tem um conteúdo atemporal e multidisciplinar, podendo ser aplicado a qualquer momento com jovens a partir de 15 anos.

A aplicação do Programa eZAPe! é realizada através de parceiros, instituições que lidam diretamente com o jovem e que pertencem a diferentes segmentos da comunidade: escolas públicas, instituições profissionalizantes, ONGs, centros de medida socioeducativa. O IAMAR realiza a formação dos educadores de cada instituição parceira que queira voluntariamente levar o programa eZAPe! a seus alunos. Cada professor do programa recebe um certificado após a capacitação de 16 horas, que o torna credenciado a ser um Educador eZAPe!.

O programa é dividido em três módulos e possui uma carga horária de 50h, distribuída em 33 Encontros presenciais e seguindo um cronograma estabelecido individualmente com cada parceiro. O conteúdo distribuído nos encontros é abordado com os alunos em material apostilado (Guias do Educando e do Educador) e compreende: as Virtudes Empreendedoras através de Relatos Inspiradores de Vida, o Protagonismo Juvenil e o Aprender a Ser, e ainda o Mercado de Trabalho. Para receber o certificado, cada aluno precisa cumprir no mínimo 75% de frequência nos encontros presenciais dos 3 módulos.

As instituições aplicadoras do programa eZAPe! recebem gratuitamente do IAMAR a formação dos Educadores, o acesso às ferramentas de gestão online do cronograma de aplicação (Carbon), e 100% do material didático.

Em 2017 o programa completou 10 anos e teve seu ápice de aplicação e impacto em termos de abrangência (consolidada em 9 estados da região centro-sul do Brasil), número de instituições aplicadoras parceiras e jovens certificados. Nesse ano também destacamos a realização do projeto piloto para substituição do formato de apresentação de conteúdo (apostilado) com a introdução da plataforma digital. Foi um ano de grandes conquistas e marcos históricos para o eZAPe!, em que destacamos (% em relação a 2016) :

ABRANGÊNCIA DO PROGRAMA eZAPe! em 2017:
44 instituições parceiras em 9 estados brasileiros!

PARCEIROS APLICADORES do programa em 2017 por segmento
Instituições que voluntariamente realizaram o eZAPe! com seus alunos:

Em 2017 foram realizadas 6 agendas de FORMAÇÃO DE EDUCADORES para o programa, promovidas em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, nas quais 144 PROFESSORES foram certificados.

Em 2017, 6.603 jovens foram certificados no programa eZAPe!, o que levou ao atingimento da marca de 37.713 alunos em 10 anos do programa!

Os principais índices da fase de execução do programa foram:

Em 2017 lançamos o CERTIFICADO DE EXCLÊNCIA eZAPe!, uma forma de reconhecer as instituições parceiras do IAMAR que aplicaram o programa com o mais alto padrão de qualidade. A gratuidade do programa não exime as instituições aplicadoras de responsabilidades e entregas, sendo que a cada ano algumas são inclusive descredenciadas por não cumprirem seu papel para receber o investimento do IAMAR.

Para receber o certificado, a instituição precisa cumprir 5 quesitos:

Com orgulho e satisfação informamos que o parceiro EXCELÊNCIA 2017 foi a ESCOLA ESTADUAL FELISBERTO ALVES CARREJO, de Uberlândia-MG!

Ao finalizarem os Encontros previstos no plano curricular do Programa, os jovens são convidados a responder uma Pesquisa de Percepção (não obrigatória). Do total de concluintes de 2017, 1.355 jovens responderam a pesquisa de forma espontânea, 7% a mais que em 2016. Destacamos os principais resultados da pesquisa:


Ao final de mais um ano de aplicação do programa eZAPe!, registramos as Lições Aprendidas que estarão em nosso escopo de melhorias para 2018:


Selecionamos alguns depoimentos de participantes do programa eZAPe!, confira:

No médio prazo, olhando para o triênio 2018-2020, temos como objetivos:


Veja na íntegra o relatório detalhado do programa eZAPe! em 2017:

Acesse o Relatório de Fechamento eZAPe! 2017
  • Informações de Contato
Telefone: 55 (34) 3218-1805
email: iamar@iamar.org.br
Instituto Alair Martins
Rua Jataí 1.150 - B. Aparecida
Uberlândia / MG - CEP: 38400-632
2018 | Política de privacidade - Todos os Direitos Reservados.